terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

JARBAS VASCONCELOS FARÁ PALESTRA EM SANTARÉM, NESTA QUARTA-FEIRA

Jarbas, sobre o desenvolvimento da Amazônia: "É necessário pensar grande, ter atitude proativa pra dizer que nós não queremos repactuar o que é nosso"

O advogado santareno Jarbas Vasconcelos proferirá palestra sobre o tema “Os desafios socioambientais do Pará – Um estado da Amazônia”, nesta quarta-feira (28/02), no plenário da Câmara Municipal, a partir das 19h. Jarbas é ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Pará e conselheiro federal da entidade. O evento é promovido pela Fundação Herbert Daniel.

O objetivo da palestra é apresentar a ideia defendida por Jarbas sobre “a constitucionalização da desigualdade regional entre norte e sul ou a constitucionalização da colonização interna. Não se trata de tema técnico-jurídico, mas essencialmente político”.

Com o evento, Jarbas Vasconcelos pretende deixar para reflexão três condições que considera fundamentais para o desenvolvimento do Pará.

O primeiro: que o povo tenha a consciência da sua condição de pertencer a um território colonizado pelo centro-sul, com a federação sendo hegemonizada pela representação política dos estados do sul e sudeste.

Segundo, que o povo, especialmente seus representantes no parlamento, tomem a decisão de lutar pela sua autonomia federativa, autogoverno e gestão das suas riquezas, estabelecendo uma agenda federativa comum a todos os partidos e movimentos sociais, forte o suficiente para formar e liderar, no Congresso Nacional, um bloco regional suprapartidário da Amazônia, com apoio popular e decidido a concorrer com os interesses dominantes do sul.

Por último, afirma Jarbas, "é fundamental estabelecer um consenso de medidas administrativas a serem adotadas por todos os governos, independentemente da orientação partidária do governante, e proposições de mudanças na legislação federal e na Constituição Federal, capazes de remover os principais entraves normativos que nos condenam ao atraso econômico, à pobreza e à exclusão social.”

A iniciativa de debater um projeto de desenvolvimento do estado, segundo o advogado, "tem, primeiro, o propósito de impedir que se faça populismo com a miséria do povo". Mas, para isso, "é necessário pensar grande, ter atitude proativa pra dizer que nós não queremos repactuar o que é nosso".

Caravana - Nos meses que seguem, Jarbas continuará percorrendo vários municípios para conversar com a população sobre o desenvolvimento do Pará. Nas últimas semanas, ele já proferiu palestras nos municípios de Abaetetuba e Cametá. Na próxima quinta-feira (01/03), evento semelhante acontecerá na cidade de Rurópolis, às 11h, na Câmara Municipal. A primeira das palestras aconteceu no hotel Princesa Louçã, em Belém, no dia 19 de fevereiro.

Nenhum comentário: