domingo, 24 de setembro de 2017

MONTE ALEGRE INICIA HOMENAGENS AO PADROEIRO SÃO FRANCISCO


A população católica de Monte Alegre iniciou, neste final de semana, a programação religiosa em homenagem a São Francisco de Assis, o padroeiro local. Na madrugada de sábado (23/09), cerca de 4 mil fieis acompanharam a trasladação da imagem do padroeiro da igreja matriz, no centro da cidade, à capela de Nossa Senhora do Livramento, no bairro de Surubeju. A cidade está localizada na margem esquerda do rio Amazonas, no oeste do Pará, distante 621 km da capital do Estado.

No início da noite de ontem, iniciou-se a etapa fluvial do Círio de São Francisco, que percorreu as águas do paraná Gurupatuba entre o bairro de Surubeju e a comunidade de Pariçó, distante cerca de três quilômetros da estação hidroviária da cidade de Monte Alegre. Depois de percorrer toda a orla fluvial da cidade, os barcos da procissão fluvial chegaram à estação hidroviária. 

Barquinhas coloridas e iluminadas foram lançadas às águas, em
homenagem ao padroeiro. Na imagem, pareciam anjos
saindo das águas
Na chegada, repetiu-se uma tradição de décadas: centenas de barquinhas coloridas e iluminadas foram soltas nas águas do paraná Gurupatuba recepcionando os barcos e os fieis que participavam da procissão. Feitas com pedaços do caule flutuáve de aninga (planta comum nas margens dos rios da região), papel celofane, goma de tapioca e vela, as barquinas são produzidas por artesãos do bairro de Surubeju há décadas. Lançadas às águas, elas brilham no meio da escuridão da noite, emocionando as pessoas.

Na estação hidroviária, uma multidão de católicos aguardava a chegada da imagem do padroeiro. Por volta das 20h, iniciou-se, então, a segunda etapa do Círio, entre a estação hidroviária e a igreja matriz, no centro da cidade, percorrendo vias públicas dos bairros Cidade Baixa, Serra Oriental e Cidade Alta.

O evento se encerrou com celebração eucarística, na igreja matriz, com a presença de milhares de fieis. A igreja ficou lotada.

A programação de festividades a São Francisco prossegue até o dia 4 de outubro, data oficial dedicada ao padroeiro.

Um comentário:

Unknown disse...

São Francisco de Assis,Rogai Por Nós que Recorremos a Vós...Salve meu Mentor Espiritual!