segunda-feira, 16 de maio de 2016

PRODUTORES MOBILIZADOS EM DEFESA DE MÁQUINA DE BENEFICIAR LIMÃO



Os produtores decidiram se manter mobilizados para defender seus interesses. O prefeito Arinos Chaves iniciou entendimentos com o governo do Estado para resolver a contenda

Reunidos na tarde do último domingo (15/05), na comunidade do Km 11 da PA-254, produtores de limão de Monte Alegre, no Oeste do Pará, reafirmaram a decisão de reagir à tentativa de se tirar deles a máquina de beneficiamento do produto que foi adquirida pela Prefeitura Municipal (PMMA), em 2012.

A máquina foi comprada com recursos do governo do Estado e da PMMA e está montada, desde 2014, em galpão da Cooperativa Integral de Reforma Agrária de Monte Alegre (Cirama), na sede do município.

A ameaça de retirada da máquina vem do empresário Helton Umbelino Branquinho, que tem relação de parentesco com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Alegre (Sinpruma), Valdemar Hutim. Helton afirma representar os interesses de uma empresa que está interessada em comprar a produção local de limão, beneficiá-la e vendê-la para outros estados.

"Toda empresa que queira de instalar em Monte Alegre para comprar a nossa produção será bem-vinda. O que não aceitamos é que ela venha, se instale e queira utilizar a nossa máquina de beneficiamento de limão", reagiu Zezinho Pedreiro, representante dos produtores. "Ela que compre sua máquina e beneficie o limão que conseguir comprar aqui", completou.

A máquina está oficialmente em poder da PMMA, mas Valdemar Hutim está tentando extinguir o convênio do governo do Estado com o Município e levar o equipamento para a guarda do Sinpruma, através de um novo convênio. Em poder do sindicato, ela ficaria à disposição de Elton Branquinho. E, para conseguir seu intento, Hutim estaria buscando apoio de deputados e membros do governo do Estado. É o que suspeitam membros do governo municipal.

"O maquinário é da Prefeitura de Monte Alegre, ele foi comprado para atender às necessidades dos produtores de limão e não para servir a interesses particulares. Eu não acredito que o governo do Estado vá cometer essa injustiça com os nossos produtores", afirmou o prefeito Arinos Chaves, ontem, durante a reunião.

Arinos Chaves afirmou que a PMMA vai buscar os caminhos administrativos junto ao governo do Estado para resolver a contenda, mas que recorrerá a outros meios, se necessário. Os produtores decidiram se manter mobilizados para reagir. "Já decidimos o que fazer, vamos reagir na hora certa", afirmou Gilmar Santos, produtor presente.

No dia 11 de maio, a PMMA protocolou ofício ao titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), Hildegardo Nunes, em Belém, tratando do assunto. No documento, o prefeito de Monte Alegre pediu que a Sedap formalize a transferência do equipamento ao patrimônio da PMMA.

Amanhã, o prefeito mandará protocolar outro documento sobre o mesmo tema, com a reivindicação dos produtores de limão de Monte Alegre e um documento assinado por quase quinhentos deles.

Nenhum comentário: