sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

BILHETIM: "2014: JATENE, HELENILSON, O PSDB E AÉCIO"

Anunciada a desincompatibilização do governador Simão Jatene,  a partir do dia 31 de março, e a ascensão ao governo do vice Helenilson Pontes. Fato ou especulação?

Matéria publicada no blog Bilhetim, editado pelo cientista político Edir Veiga, hoje.

A notícia que tomou conta do estado do Pará, na semana passada, foi a anunciada desincompatibilização do governador Jatene,  a partir do dia 31 de março, e a ascensão ao governo do vice Helenilson Pontes.

Jatene, por razões de coerência, descartaria concorrer a reeleição no cargo. Mas a família de Jatene estaria “jogando pesado” contra a recandidatura ao governo do patriarca por motivo de saúde.

Então Jatene estaria livre para concorrer ao senado, à câmara dos deputados e à ALEPA. Ser candidato a deputado estadual significaria eleger uma fortíssima bancada estadual ao PSDB.

O mais concreto é que Jatene não concorreria ao governo. E teria definido a priori, o vice Helenilson, como o candidato do governador às eleições executivas de 2014. Neste desenho, Helenilson seria o governador, o PSDB indicaria o vice. Mário Couto viria ao senado e Jatene a deputado estadual.

Neste desenho, Helenilson do PSD declararia apoio a candidatura Dilma e neutralizaria a máquina federal no estado.

Esta é uma análise coerente, mas parece que se esqueceram de combinar com o PSDB nacional e paraense. Tudo indica que os tucanos não aceitarão esta diretiva de Jatene.

Para ler mais, http://www.bilhetim.com.br/institucional/leitura/ID/2418

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

PETIÇÃO PÚBLICA: VAMOS PASSAR O TAPAJÓS A LIMPO!

Estão as águas do rio Tapajós contaminadas pelas atividades humanas, especialmente pela mineração de ouro? É o que querem saber os autores e assinantes da petição

Petição pública em favor das populações do Vale do Tapajós, da saúde, da economia e da natureza da região Oeste do Pará

Para: Exmos. Srs.e Sras. Gov. do Estado, Simão Jatene; Vice-Gov. Helenilson Pontes; Secretário de Meio Ambiente, José Colares; Reitor da Univ. Federal do Pará, Carlos Maneschy; Reitora da Univ. Federal do Oeste do Pará, Raimunda Monteiro; Prefeito de Santarém, Alexandre Von; Prefeita de Belterra, Dilma Serrão; Prefeito de Aveiro, Olinaldo Barbosa da Silva; Prefeita de Itaituba, Eliene Nunes; Prefeito de Jacareacanga, Raulien de Oliveira Queiroz; Prefeito de Trairão, Danilo Vidal de Miranda; Prefeito de Novo Progresso, Osvaldo Romanholi.

Nós, que assinamos esta Petição, vimos solicitar o seguinte: Realização imediata de uma pesquisa de campo a ser efetivada por cientistas das Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com recursos do governo do Estado e grande empenho das prefeituras de Santarém, Belterra, Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Trairão e Novo Progresso. O objetivo é determinar se há ou não contaminação das águas do Rio Tapajós, decorrente das atividades garimpeiras e de mineração industrial. Solicitamos que a equipe de pesquisadores/pesquisadoras seja composta tão somente por cientistas da área acadêmica que não tenham nem nunca tiveram vínculo com empresas mineradoras ou atividade de garimpagem no Tapajós ou em qualquer outro lugar. Maiores esclarecimentos a respeito deste pedido público encontram-se em documento anexo a estas listas de assinaturas e também nas redes e diversos blogs.

Para assinar, http://www.peticaopublica.com.br/psign.aspx?pi=BR68631

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

MPF QUER RESGATAR DINHEIRO ROUBADO DO ERÁRIO

Não basta condenar e prender os ladrões do Erário: é preciso tomar de volta o dinheiro roubado e expropriar os bens adquiridos com os frutos da corrupção

O Ministério Público Federal pretende desenvolver em 2014 mecanismos para agilizar a apreensão de bens oriundos de atividades criminosas e recuperar verbas públicas desviadas para contas no exterior. 

A mudança de foco na PGR vai além da preocupação em prender suspeitos e condenados. A ênfase será bloquear o chamado “produto do crime”, com inovações introduzidas pela nova lei de lavagem de dinheiro. O objetivo é reduzir a economia clandestina.

O combate à corrupção é a prioridade do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. A PGR vai intensificar o trabalho de recuperação de verbas públicas desviadas para paraísos fiscais, num trabalho afinado com o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), do Ministério da Justiça, e com outros órgãos.

Para ler maishttp://blogdofred.blogfolha.uol.com.br/2014/01/03/esforco-para-recuperar-valores-desviados/  

PS: Há muito que se diz que não basta à Justiça prender, julgar e condenar à prisão os ladrões do Erário: é preciso tomar de volta o dinheiro roubado e expropriar-lhes os bens adquiridos com os frutos da corrupção.

Puxa, finalmente o MPF resolveu adotar uma medida eficiente nesse sentido!!

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

NOVO MÍNIMO VAI CAUSAR APERTO AOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

"O conjunto dos municípios é o maior empregador do Brasil, com mais de 2 milhões de funcionários com remuneração vinculada ao salário mínimo", diz a CNM

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), organização que se identifica como apartidária e sem fins lucrativos, apresenta um cálculo mostrando que o aumento do salário mínimo em 6,78% causará um impacto de R$ 1,79 bilhão nos caixas dos municípios neste ano. Isso porque boa parte da folha de pagamento do serviço público das cidades é baseada no piso federal.

De acordo com a CNM, desde 2003, a política de valorização do mínimo acumula impacto de R$ 18,8 bilhões aos cofres municipais. Em nota, a entidade reconhece que os reajustes anuais do mínimo "se mostrou bastante salutar à população e ao conjunto da economia", mas afirma que os caixas das prefeituras acabam sofrendo pressão. "Vale lembrar que o conjunto dos municípios é o maior empregador do Brasil, com mais de 2 milhões de funcionários com remuneração vinculada ao salário mínimo", descreve a CNM.

Para ler maishttp://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,novo-minimo-tera-impacto-de-r-179-bi-para-municipios-diz-cnm,174306,0.htm  

PARÁ LIDERA "LISTA SUJA" DO TRABALHO ESCRAVO

O Pará é o Estado campeão no trabalho escravo, com 26,08% dos casos. Depois vêm Mato Grosso (11,23%), Goiás (8,46%) e Minas (8,12%)

O governo divulgou, na  última sexta-feira, a nova lista do trabalho análogo à escravidão no país.

A "lista suja" é atualizada a cada seis meses, e conta hoje com 579 nomes de empregadores flagrados com empregados em condições como trabalho forçado em troca de comida e abrigo, sem pagamento etc.

Na lista de hoje foram incluídos 108 novos empregadores e reincluídos dois por ordem da Justiça. Dezessete integrantes da lista anterior foram excluídos por terem ajustado suas condutas a partir de inquéritos administrativos.

O Pará é o Estado campeão no trabalho escravo, com 26,08% dos casos. Depois vêm Mato Grosso (11,23%), Goiás (8,46%) e Minas (8,12%).