sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

BILHETIM: "2014: JATENE, HELENILSON, O PSDB E AÉCIO"

Anunciada a desincompatibilização do governador Simão Jatene,  a partir do dia 31 de março, e a ascensão ao governo do vice Helenilson Pontes. Fato ou especulação?

Matéria publicada no blog Bilhetim, editado pelo cientista político Edir Veiga, hoje.

A notícia que tomou conta do estado do Pará, na semana passada, foi a anunciada desincompatibilização do governador Jatene,  a partir do dia 31 de março, e a ascensão ao governo do vice Helenilson Pontes.

Jatene, por razões de coerência, descartaria concorrer a reeleição no cargo. Mas a família de Jatene estaria “jogando pesado” contra a recandidatura ao governo do patriarca por motivo de saúde.

Então Jatene estaria livre para concorrer ao senado, à câmara dos deputados e à ALEPA. Ser candidato a deputado estadual significaria eleger uma fortíssima bancada estadual ao PSDB.

O mais concreto é que Jatene não concorreria ao governo. E teria definido a priori, o vice Helenilson, como o candidato do governador às eleições executivas de 2014. Neste desenho, Helenilson seria o governador, o PSDB indicaria o vice. Mário Couto viria ao senado e Jatene a deputado estadual.

Neste desenho, Helenilson do PSD declararia apoio a candidatura Dilma e neutralizaria a máquina federal no estado.

Esta é uma análise coerente, mas parece que se esqueceram de combinar com o PSDB nacional e paraense. Tudo indica que os tucanos não aceitarão esta diretiva de Jatene.

Para ler mais, http://www.bilhetim.com.br/institucional/leitura/ID/2418

Nenhum comentário: