terça-feira, 22 de outubro de 2013

O AÇAIZEIRO É A ÁRVORE MAIS COMUM DA AMAZÔNIA

Os cientistas descobriram que a Amazônia tem cerca de 390 bilhões de árvores de 16 mil espécies diferentes, mas a metade dessas árvores pertence a apenas 227 espécies

A Amazônia tem 390 bilhões de árvores e grande parte pertence a poucas espécies, sendo o açaizeiro a mais comum delas, revelou o primeiro censo arbóreo realizado na maior floresta tropical do mundo, que teve seus resultados publicados na edição desta sexta-feira na revista americana Science.

Por dez anos, os cientistas encararam a empreitada ambiciosa de catalogar os tipos de árvores observadas com maior frequência na extensa bacia amazônica, que se espalha por Brasil, Peru, Colômbia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Após compilar dados de 1.179 levantamentos florestais, os cientistas descobriram, pela primeira vez, que a espécie mais comum encontrada na Amazônia é o açaizeiro ('Euterpe precatoria'). No total, eles descobriram que a Amazônia tem cerca de 390 bilhões de árvores de 16 mil espécies diferentes, mas a metade dessas árvores pertence a apenas 227 espécies. Em outras palavras, 1,4% do total das espécies representa a metade de toda a floresta.

Os cientistas denominam essas árvores comuns de "hiperdominantes". Entre elas estão a castanha-do-pará ('Bertholletia excelsa'), o cacaueiro ('Theobroma cacao'), a seringueira ('Hevea brasiliensis') e o açaizeiro.

Para alguns especialistas, essas árvores têm incidência tão alta na floresta porque foram ativamente cultivadas pelos povos indígenas que habitaram a região por milênios.

Para ler mais,  http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2013/10/21/interna_tecnologia,462251/censo-inedito-mostra-que-acaizeiro-e-a-arvore-mais-comum-da-amazonia.shtml 

Nenhum comentário: