sábado, 19 de outubro de 2013

CELPA VAI INICIAR REBAIXAMENTO DO LINHÃO EM ÓBIDOS E ORIXIMINÁ


Em audiência pública promovida pela Alepa e presidida pela deputada Josefina Carmo (PMDB), a Celpa anunciou o início das obras na Calha Norte

A concessionária Centrais Elétricas do Pará - Celpa já dispõe de recursos para iniciar a primeira etapa das obras e construção das linhas de distribuição da energia do linhão recém construído na margem esquerda do rio Amazonas, no Oeste do Pará. E os primeiros municípios a serem beneficiados serão Oriximiná e Óbidos.

O anúncio foi feito, na manhã de ontem, pelo engenheiro Carlos Albuquerque, gerente de planejamento da Celpa, durante audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), na cidade de Óbidos, distante 785 km da capital do Pará (Belém). O evento, que aconteceu na Casa de Cultura local, foi presidido pela deputada Josefina Carmo (PMDB), autora da proposta.

Segundo o gerente da Celpa, o recurso para esta primeira etapa veio do próprio Grupo Equatorial, que assumiu recentemente o controle acionário da concessionária de energia. Carlos Albuquerque não especificou o valor a ser investido nesta primeira etapa das obras, mas estimou em R$ 200 milhões o valor total destas, que deverão ser estendidas as municípios de Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Curuá, Faro e Terra Santa.

Ele também afirmou que o Grupo Equatorial ainda não dispõe do total dos recursos para as obras, mas que negocia com agentes públicos e privados a contratação dos recursos necessários. Caso consiga estes recursos já nos próximos meses, a Celpa poderá iniciar as obras nos demais municípios.

"Caso contrário, vamos realizá-las com recursos próprios definidos em nossos orçamentos anuais, mas aí as obras vão demorar ainda mais", afirmou ele.

Subestações - Em sua exposição, Carlos Albuquerque detalhou as etapas das obras dessa primeira etapa. Segundo ele, a Celpa já solicitou aos órgãos ambientais as licenças para a realização das obras de construção das subestações das linhas de distribuição nos municípios de Oriximiná e Óbidos.

A Celpa também já contratou junto aos seus fornecedores, segundo ele, a construção dos transformadores de energia que deverão integrar as subestações municipais. Óbidos e Oriximiná receberão uma dessas unidades, que vão rebaixar a tensão da energia elétrica de 500 kv (quilovolt) para 138 kv. Municípios menores, como Prainha, Curuá, Faro e Terra Santa, receberão a energia elétrica em 34,5 kv. Monte Alegre e Alenquer receberão energia em 138 kv.

Carlos Albuquerque afirmou que as duas subestações de Oriximiná e Óbidos e suas respectivas linhas de distribuição deverão estar concluídas até o final do próximo ano.

Reclamações - Após as exposições do representante da Celpa e das manifestações dos deputados, prefeitos e vereadores presentes, vários líderes comunitários e usuários apresentaram muitas queixas contra o serviço prestado pela concessionária.

As constantes interrupções no fornecimento de energia e os prejuízos causados aos usuários foram as principais queixas. Eles denunciaram danos a aparelhos domésticos e equipamentos eletrônicos e pediram providências. Outros, dizendo-se descrentes, chegaram a duvidar do anúncio e dos prazos das obras feitas pelo representante da concessionária.

Em resposta, Carlos Albuquerque afirmou que as críticas eram justas e as queixas, justificadas. Ele explicou a grave situação financeira em que estava a Celpa quando foi assumida pelo Grupo Equatorial, com grandes dívidas e sem condições de investimentos. Mas afirmou que a empresa está empenhada em sanar seus principais problemas e priorizar o atendimento aos usuários.

Presença - Cento e quatorze pessoas assinaram a lista de presença da audiência pública, que contou com a participação dos deputados Zé Maria (PT), Antonio Rocha (PMDB) e Nélio Aguiar (DEM), além de Josefina Carmo.

Os prefeitos de Óbidos e Terra Santa, Mário Henrique Guerreiro e Marcílio Picanço, respectivamente, também prestigiaram o evento, assim como o vice de Óbidos, Every Aquino (PDT).

"Não foi a melhor resposta que queríamos ouvir, mas, saber que a primeira etapa das obras vai ser iniciada, e que a empresa está buscando os recursos necessários para sua execução plena, já é um alento diante do quadro anterior de total falta de perspectivas", afirmou Josefina Carmo.

PS - Na próxima terça-feira, em Brasília, deputados federais e estaduais paraenses estarão em audiência com o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, para discutir justamente os meios para o financiamento das obras de rebaixamento do linhão da Calha Norte.

Nenhum comentário: