terça-feira, 2 de abril de 2013

NO PARÁ, HÁ 38 PESSOAS AMEAÇADAS DE MORTE - ONZE SÃO MULHERES

A violência agrária já não escolhe sexo. Um dos nomes que chama a atenção atualmente é o de Laísa Santos Sampaio, irmã da extrativista Maria do Espírito Santo, assassinada em Nova Ipixuna

Das 38 pessoas diretamente ameaçadas de serem assassinadas no sul e sudeste do Pará, onze são mulheres. Se antes elas carregavam a sina de serem viúvas de lideranças sindicais rurais que precisavam cuidar do que restara da família, nos últimos anos o próprio papel de líderes no campo colocou mais mulheres na rota das balas.

A violência agrária já não escolhe sexo. Um dos nomes que chama a atenção atualmente é o de Laísa Santos Sampaio. Irmã da extrativista Maria do Espírito Santo, assassinada em Nova Ipixuna em 2011, Laísa é o alvo da vez no município. Ela e o marido José Maria Gomes Sampaio, o Zé Rondon, estão sendo ameaçados de morte desde o assassinato de Maria e José Cláudio Ribeiro da Silva.

Há exatamente um ano, no dia 30 de março de 2012, uma pessoa foi até a porta da casa de Laísa e matou a tiros o cachorro do casal. Um gesto intimidador. Nos dias seguintes, foram disparados tiros próximos à casa de Laísa e Zé Rondon.

Laísa já não dorme tranquilamente e não pode sair de casa sem acompanhamento. A rotina pessoal mudou, afetando diretamente a organização social da família.

Para ler mais,   http://www.diarioonline.com.br/noticia-240577-onze-mulheres-estao-na-lista-de-ameacados-de-morte.html

Nenhum comentário: