terça-feira, 12 de março de 2013

PETROLEIRAS SE MOVIMENTAM POR GAZ E PETRÓLEO NA FOZ DO AMAZONAS

A disputa pelos blocos da Ba­cia da Foz do Amazonas promete ser a mais acirrada da 11ª roda­da de licitação de blocos exploratórios de óleo e gás, em maio

Há muito que se fala na existência de depósitos de petróleo na foz do Amazonas. Nos anos 80, a notícia causou histeria em políticos da região nordeste do Pará e encheu de esperança muita gente. Mas, o tempo passou, passou, ... e nada aconteceu! E eis que novamente a notícia volta! Agora com disputas reais entre empresas petroleiras. 

A disputa pelos blocos da Ba­cia da Foz do Amazonas, no ex­tremo norte do País, promete ser a mais acirrada da 11ª roda­da de licitação de blocos exploratórios de óleo e gás, que será promovida pelo governo fede­ral, em maio. O motivo é a des­coberta, no litoral da vizinha Guiana Francesa, praticamen­te ao lado da bacia brasileira, de grandes reservatórios ex­ploráveis de petróleo.

Em sigilo, as grandes petrolei­ras articulam sociedades para concorrer às áreas ofertadas pe­la Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

De olho no súbito inte­resse despertado nas compa­nhias pelas jazidas de óleo e gás presumivelmente escondidas no subsolo marinho do litoral do Amapá, o governo aumentou de 172 para 289 os blocos a serem leiloados. Das 117 novas áreas, 65 estão na Bacia do Foz do Amazo­nas, o início da chamada mar­gem equatorial brasileira.

A formação de consórcios pa­ra explorar a bacia tem mobiliza­do os executivos das petroleiras desde o ano passado. Esse pro­cesso foi acelerado pela desco­berta na Guiana.

A Petrobrás, com a experiência de 43 anos de fracassos na bacia, tem interesse nos blocos e finaliza parcerias com companhias internacionais empenhadas em renovar seus portfólios brasileiros.

Para ler mais, http://www.geofisicabrasil.com/noticias/204-clipping/4830-foz-do-amazonas-desperta-interesse-de-petroleiras.html  

Nenhum comentário: