terça-feira, 12 de março de 2013

MUNICÍPIOS ESTÃO DEVENDO SEUS PLANOS DE GESTÃO DO LIXO

Mais da metade dos municípios brasileiros ainda possuem lixões que devem ser fechados até 2014 e substituídos por aterros sanitários. Belém não cumprirá essa meta

Menos de 100 municípios brasileiros entregaram seus planos de gestão de lixo no prazo determinado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, no final de agosto do ano passado.

Na tentativa de ajudar as prefeituras a avançarem na questão, a Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, junto com Abrelpe e Iswa, lançou o Manual de Boas Práticas no Planejamento para a Gestão de Resíduos Sólidos. (http://www.abrelpe.org.br/manual_apresentacao.cfm)

O Brasil anda enfrentando dificuldades para cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em 2010. Mais da metade dos municípios do país ainda possuem lixões que, segundo estabelece o plano, devem ser fechados até 2014 e substituídos por aterros sanitários.

O cumprimento da exigência parece cada vez mais longe de ser alcançado e, possivelmente, terá o mesmo fim de outra imposição da Política: a apresentação de planos de gestão de resíduos sólidos. 

Como menos de cem municípios cumpriram a determinação, a punição: eles perderam o direito de pleitear recursos federais para a implantação de seus respectivos planos de gestão de lixo.

Para ler mais,  http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/sp-manual-cidades-planejamento-gestao-lixo-pnrs-735046.shtml 

Nenhum comentário: