segunda-feira, 11 de março de 2013

"LUZ PARA TODOS" CONTINUA PROMESSA PARA 1 MILHÃO DE FAMÍLIAS

Desde que foi lançado, em 2003, o programa Luz para Todos alcançou cerca de 3 milhões de famílias. Para muitas famílias, segue como promessa

Um dia chamada de "mãe do Luz para Todos" pelo então presidente Lula, Dilma Rousseff completará seus quatro anos na Presidência da República sem acabar com a exclusão elétrica do país.

Desde que foi lançado, em 2003 (Dilma era ministra de Minas e Energia), o programa Luz para Todos alcançou cerca de 3 milhões de famílias.

De acordo com o governo, restaria atender 342,7 mil, o que ocorreria até 2014. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e de distribuidoras nos Estados, porém, mostram um quadro diferente. No início deste ano, o saldo de moradias sem energia elétrica chegava a 1 milhão - de um total de 58,5 milhões de residências no país, segundo o IBGE.

Para ler mais, http://www1.folha.uol.com.br/poder/1243996-apos-quase-10-anos-luz-para-todos-ainda-esta-longe-da-meta.shtml   

PS: Na semana passada, o Diretor de Planejamento e Projetos Especiais da Rede Celpa no Pará, Álvaro Bressan, afirmou à deputada Josefina Carmo (PMDB) que o programa terá suas obras reiniciadas ainda neste mês de março. 

Como sempre, a retomada do programa tem finalidade claramente eleitoreira - Dilma é candidata do PT à reeleição, em 2014. Mas, reconheço, isso é melhor do que o programa continuar parado.  

Na região Oeste do Pará, especialmente ao longo das vicinais das rodovias Transamazônica (BR-230) e Santarém-Cuiabá (BR-163) as lamparinas seguem mal iluminando a vida de milhares de famílias. Em todos os municípios da subrregião da Calha Norte, esse sofrimento faz parte do cotidiano de outras milhares.

Até quando os governos vão tratar as pessoas apenas como eleitores e não como cidadãos! Até quando vão usar a miséria alheia para promoção de seus objetivos eleitoreiros? Meus netos verão um Brasil melhor?

Nenhum comentário: