quinta-feira, 14 de março de 2013

COMISSÃO DA VERDADE DO SINJOR FARÁ PRIMEIRA AUDIÊNCIA PÚBLICA

Os primeiros jornalistas a ser ouvidos são Lúcio Flávio Pinto e Paulo Roberto Ferreira. Eles vão falar sobre a atuação da imprensa e de jornalistas paraenses naquele período

Está confirmada para a tarde da próxima terça-feira, dia 19, a primeira audiência pública da Comissão da Memória e Verdade do Sindicato dos Jornalistas no Pará (Sinjor-PA). A comissão foi criada para investigar casos de violação e agressão ao trabalho de jornalistas paraenses no período de 1964-1985.

O evento vai acontecer no auditório João Batista, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), a partir das 15h. Os primeiros jornalistas a ser ouvidos são Lúcio Flávio Pinto e Paulo Roberto Ferreira. Eles vão falar sobre a atuação da imprensa e de jornalistas paraenses naquele período. 

Lúcio Flávio Pinto é jornalista desde 1966, quando começou em "A Província do Pará", de Belém, tendo depois passado por algumas das principais publicações da imprensa brasileira. Em 1988, deixou a grande imprensa e passou a se dedicar unicamente ao "Jornal Pessoal" (JP) , boletim quinzenal que escreve há 25 Anos. Lúcio Flávio recebeu quatro prêmios "Esso" e dois "Fenaj" (Federação Nacional dos Jornalistas), que, em 1988, considerou o JP a melhor publicação do norte e nordeste do Brasil. Por seu trabalho em defesa da verdade e contra injustiças sociais, ele recebeu, em 1997, o prêmio Colombe d'Oro per La Pace. Em 2005, recebeu o prêmio anual do Comitê para a Proteção Jornalistas, de Nova York, pelas denúncias que fez no JP em defesa da Amazônia e dos direitos humanos. 

Paulo Roberto Ferreira é um dos fundadores da Sociedade Paraende de Defesa dos Direitos Humanos (SPDDH), entidade que lutou contra os governos militares do período de 1964-1985 e pela redemocratização do Brasil. Como membro da entidade, foi diretor, editor e repórter do jornal "Resistência", publicação que sofreu forte repressão dos órgãos da Ditadura Militar. Depois, Paulo Roberto foi repórter e editor dos jornais "Gazeta Mercantil", "A Província do Pará" e "O Liberal". Professor de Jornalismo, ele também exerceu o cargo de Secretário Estadual de Comunicação.

Órgãos públicos e entidades civis e religiosas que se destacaram na luta contra a repressão dos governos militares estão sendo convidados para o evento. A entrada à audiência pública será livre. 

Nenhum comentário: