domingo, 17 de fevereiro de 2013

SINJOR-PA INSTALOU SUA COMISSÃO DA VERDADE

A Comissão vai investigar os casos de violência praticados por órgãos de repressão dos governos militares contra jornalistas e órgãos da imprensa paraenses

Foi instalada, na noite de ontem, a Comissão da Memória, Verdade e Justiça do Sindicato dos Jornalistas no Pará (Sinjor-PA), integrada pelos jornalistas Emanuel Vilaça, Luciana Kellen, Franssinete Florenzano, Priscila Amaral e José Maria Piteira.

O objetivo da Comissão é levantar e investigar os casos de violência praticados por órgãos de repressão dos governos militares contra jornalistas e órgãos da imprensa paraenses, no período de 1964-1985.

A Comissão deverá apresentar relatório no dia 31 de março próximo à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que, por sua vez, encaminhará relatório geral sobre a violência praticada contra jornalistas brasileiros à Comissão Nacional da Verdade, criada pela Lei 12528/2011 e instituída em 16 de maio do ano passado e 2012. A CNV tem por finalidade apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.

A primeira reunião de trabalho da Comissão da Verdade do Sinjor-PA vai acontecer na próxima quarta-feira. Ontem mesmo, após sua instalação, a Comissão já deliberou vários encaminhamentos necessários à boa execução de seu trabalho.

Trabalho duro, certamente, mas necessário!

Atualização: 18 de fevereiro: Hoje, na Câmara Municipal de Belém, o vereador Professor Elias apresentou votos de congratulações ao Sinjor/PA pela iniciativa.

Leia mais em www.verprofessorelias.blogspot.com

Nenhum comentário: