quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SEMA PREPARA INSTALAÇÃO DE EQUIPAMETOS TURÍSTICOS NO PEMA

Os sítios arqueológicos do Pema despertam a curiosidade de turistas e cientistas, mas somente agora vai receber as obras de infraestrutura prometidas há onze anos

Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) levaram o Projeto de Musealização dos Sítios Arqueológicos do Parque Estadual Monte Alegre (Pema) para as salas de aula da Escola de Educação Tecnológica (Etepa) da cidade. 

O objetivo é estruturar os sítios Serra da Lua e Pedra do Mirante, situados no Pema, com reformas necessárias para que os locais possam entrar no segmento ecoturismo. Estão previstas instalações de espaço para guardar volumes, lanchonete, auditório, sala multiuso, banheiros e plataformas de acesso. O estímulo à visitação também deve melhorar a renda das comunidades que vivem na Área de Preservação Ambiental (APA) Paytuna.

Além da equipe da Sema, participaram da exposição a arqueóloga e pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi, Edithe Pereira, e a professora doutora da Universidade de São Paulo (USP), Cristina Barreto.

Devido ao grande número de participantes, o público foi dividido em duas salas. Os alunos do Colégio Estadual Francisco Nobre de Almeida assistiram à apresentação da Cristina Barreto e conheceram, por meio de vídeos, alguns sítios arqueológicos do Brasil, com destaque aos do Pema.

Ler mais: http://www.tcnnews.com.br/news/estudantes-conhecem-projetos-de-estrutura%C3%A7%C3%A3o-dos-sitios-arqueologicos-do-parque-monte-alegre/#.UKODFHzFNKI.facebook

PS: O Pema foi crido em 2001, mas somente agora se inicia - e é bom saber disso - a execução das obras de infraestrutura previstas em seu projeto inicial.

Ainda bem, apesar do atraso de onze anos!

Nenhum comentário: