quinta-feira, 8 de novembro de 2012

MPF VAI INVESTIGAR CONFLITO ENTRE INDÍGENAS E POLICIAIS FEDERAL

Até o momento, as informações são de que seis índios foram feridos à bala e dois policiais federais com ferimentos causados por flechas

O Ministério Público Federal (MPF) informou oficialmente, na noite desta quinta-feira, que encaminhou ofício à presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marta Maria do Amaral Azevedo, e ao superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso, Cesar Augusto Martinez, solicitando informações sobre o que ocorreu ontem entre policiais e indígenas durante a Operação Eldorado.

A operação tinha mandados judiciais para a desarticulação de uma organização criminosa dedicada à extração ilegal de ouro e posterior comercialização no Sistema Financeiro Nacional (SFN). Parte da extração ilegal ocorria dentro de terras indígenas.

O incidente ocorreu no rio Teles Pires, na região norte de Mato Grosso, próximo à divisa com o Pará, durante o cumprimento dos mandados judiciais na área da Terra Indígena Kayabi.

Até o momento as informações são de que seis índios foram feridos à bala e dois policiais federais com ferimentos causados por flechas. Indígenas Munduruku denunciaram publicamente que um indígena foi morto.

A Funai em Jacareacanga, no sudoeste paraense, confirmou hoje que o corpo encontrado às margens do rio Teles era mesmo do índio mundurucu morto ontem, durante o conflito. De acordo com a Funai, a vítima levou pelo menos quatro tiros, sendo um deles na cabeça.

Para ler mais, http://www.diarioonline.com.br/noticia-225825-mpf-vai-apurar-incidente-entre-indigenas-e-agentes.html  

Nenhum comentário: