domingo, 28 de outubro de 2012

TAPAJÓS: PARA CRESCER, É PRECISO OLHAR PRA FRENTE!

Alter do Chão, em Santarém: a bacia do Tapajós é uma das regiões mais importantes da Amazônia do ponto de vista do potencial econômico, diversidade biológica

 Cercada por florestas preservadas e rios de grandes proporções, a região de integração do Tapajós é considerada ainda um espaço de resistência de florestas e populações tradicionais.

Entretanto, a ocupação gradativa e restrita tal como conhecemos não significa um território recém-descoberto. Pelo contrário. O oeste do Pará narra uma história secular. 

Desde que os portugueses, desbravando o Estado, se aproximaram da região, parte dos municípios atingiram status de relevância para o comercio local. Em 1781, por exemplo, Aveiro já era uma freguesia e Itaituba, comandava a exploração e o comércio de especiarias no Alto Tapajós, depois de passar por aldeamento indígena, vila e, por fim, se emancipar enquanto cidade, no ano de 1900.

Além deles, fazem parte da região Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão. Cem anos depois, entretanto, parte do cenário ainda é o mesmo.

Para ler mais, http://www.diarioonline.com.br/noticia-224441-tapajos-para-crescer-e-preciso-olhar-para-frente.html  

Nenhum comentário: