quarta-feira, 10 de outubro de 2012

MENSALÃO: VOTO DE AYRES BRITO CONSOLIDA CONDENAÇÃO DE ZÉ DIRCEU

Também foram condenados o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o empresário Marcos Valério e quatro réus ligados a ele

Ao condenar oito réus por corrupção ativa, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, afirmou, na tarde de hoje, que o mensalão foi um projeto de golpe, para garantir a permanência no do PT no poder.

Para Britto, o objetivo dos réus era colocar em prática "um projeto que vai muito além de um quadriênio quadruplicado. Projeto de poder de continuísmo seco, raso. Golpe, portanto".

Para Britto, o projeto engendrado feria "o conteúdo mais eminente da democracia que é a República, o republicanismo, que postula possibilidade de renovação dos quadros e dirigentes e equiparação, na medida do possível, das armas que se disputas a preferência do voto popular." 

Com o voto de Britto, o Supremo conclui a análise da principal parte da denúncia que trata da criação do esquema de compra de votos nos primeiros anos do governo Lula (2003-2010).

Por 8 votos a 2, o Supremo reconheceu que Dirceu engendrou e colocou em prática, "entre quatro paredes" do Palácio do Planalto, o esquema de compra de parlamentares com recursos públicos desviados e empréstimos obtidos de forma fraudulenta pelas empresas de Marcos Valério Fernandes de Souza e pela cúpula do PT.

Também foram condenados o ex-presidente do PT José Genoino (9 votos a 1), o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares (10 votos), além do empresário Marcos Valério e quatro réus ligados a ele.

Para ler mais, http://www1.folha.uol.com.br/poder/1167424-britto-diz-que-mensalao-foi-projeto-de-golpe-e-stf-condena-cupula-do-pt.shtml  

Nenhum comentário: