quinta-feira, 11 de outubro de 2012

MENSALÃO: MAIORIA DOS MINISTROS TENDE A ABSOLVER PAULO ROCHA

O placar é parcial e aponta a possibilidade de Paulo Rocha ser absolvido pelo STF da acusação de lavagem de dinheiro

O placar parcial, hoje, no Supremo Tribunal Federal (STF), que julga o mensalão do PT, aponta que o ex-deputado federal Paulo Rocha (PT-PA) pode ser absolvido da acusação de lavagem de dinheiro: 5x2.

Também hoje, o STF absolveu o ex-deputado federal Professor Luizinho (PT-SP) da única acusação que pesava contra o petista: a de lavagem de dinheiro. Os sete ministros da corte que se pronunciaram até agora consideraram insuficientes as provas contra o ex-líder do PT na Câmara, cujo assessor sacou 20 000 reais do valerioduto.

Até mesmo o relator Joaquim Barbosa cedeu neste ponto: ele disse que há dúvidas se Luizinho tinha ciência da origem ilícita dos recursos.

O STF também formou maioria para absolver outros dois réus: Antia Leocádia, que era assessora do ex-deputado Paulo Rocha (PT-PA), e José Luiz Alves, ex-assessor do ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto.

Além de Paulo Rocha, o placar parcial do STF também é favorável a Anderson Adauto e o ex-deputado João Magno (PT-MG). Todos eles receberam recursos do esquema do Mensalão.

Na segunda-feira, ainda devem votar os ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Carlos Ayres Britto. A tendência é de que eles condenem o trio, o que geraria um empate em 5 a 5.

O STF está incompleto desde que Cezar Peluso se aposentou. E a solução para resolver o impasse só será discutida na etapa final do julgamento.

Para ler mais, http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/stf-absolve-luizinho-e-votacao-sobre-petistas-deve-empatar  

Nenhum comentário: