quarta-feira, 3 de outubro de 2012

MENSALÃO: JOAQUIM BARBOSA AFIRMA QUE JOSÉ DIRCEU ERA "MANDANTE"


Joaquim Barbosa: "Entender que Marcos Valério e Delúbio Soares agiram e atuaram sozinhos, contra o interesse e a vontade de Dirceu, é inadmissível"

Relator do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa afirmou, nesta quarta-feira, que o ex-ministro José Dirceu era "mandante" da compra de apoio político no Congresso nos primeiros anos do governo Lula (2003-1010). Segundo o ministro, ele "comandou a atuação" do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e do empresário Marcos Valério.

"O conjunto probatório sobre os pagamentos efetuados por Delúbio e Marcos Valério a parlamentares colocam o então ministro da Casa Civil na posição central da organização e da prática, como mandante das promessas de pagamento das vantagens indevidas a parlamentares para apoiar o governo", disse.

"Entender que Marcos Valério e Delúbio Soares agiram e atuaram sozinhos, contra o interesse e a vontade de Dirceu, nesse contexto de reuniões fundamentais, é inadmissível", disse, após fazer referências às reuniões entre Dirceu, Valério, Delúbio e integrantes dos bancos que repassaram dinheiro ao valerioduto.

Ele disse ainda que as provas dos autos "derrubam de uma vez a tese da defesa" de que o ex-ministro não tem relação com Valério.

Para ler mais, http://www1.folha.uol.com.br/poder/1163254-para-relator-dirceu-era-mandante-da-compra-de-apoio-politico-no-mensalao.shtml   

PS: Neste momento, o plenário do STF está em recesso. No retorno, o relator segue lendo o seu voto.

Nenhum comentário: