quinta-feira, 4 de outubro de 2012

FIOCRUZ ANUNCIA NOVO MEDICAMENTO CONTRA A MALÁRIA

O ASMQ, remédio à base de artesunato e mefloquina, possibilitará tratamento fácil e eficiente contr a malária

Um medicamento contra malária desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz (Farmaguinhos/Fiocruz), o ASMQ, recebeu a pré-qualificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que garante o alto padrão de qualidade do produto.

A certificação foi anunciada, ontem, na Índia, onde o medicamento é fabricado graças à transferência de tecnologia da cooperação Sul-Sul (agenda própria de discussões entre Brasil, Índia e África do Sul, criado em 2003).

Com isso, a dose fixa de artesunato (AS) e mefloquina (MQ), desenvolvida pelo Farmaguinhos em parceria com a organização Medicamentos para Doenças Negligenciadas, terá maior facilidade para ser distribuída no sudeste asiático.

O coordenador de pesquisa clínica de Farmanguinhos, André Daher, explica que o tratamento com as duas drogas já era usado, mas a nova formulação, registrada no Brasil e distribuída pelo Programa Nacional de Prevenção e Controle da Malária desde 2008, oferece tratamento mais fácil e eficiente.

Para ler mais, http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-10-04/tecnologia-brasileira-contra-malaria-vira-referencia-mundial  

Nenhum comentário: