segunda-feira, 8 de outubro de 2012

FICHA LIMPA: TSE PROMETE PRIORIDADE PARA PROCESSOS PENDETES

Quem será diplomado e empossado prefeito de Monte Alegre? Jardel ou Sérgio?
O TSE promete a resposta para breve

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra Carmen Lúcia acaba de afirmar, na Globo News, que os processos de candidatos alcançados pela lei da Ficha Limpa, principalmente aos cargos de prefeito e vice, terão prioridade e deverão ser julgados antes dos atos de diplomação dos eleitos.

Candidatos que concorreram aos cargos mediante recurso ao TSE tiveram seus votos anulados, mas computados. Se tiverem suas candidaturas liberadas pelo TSE e se conseguiram a maioria dos votos, serão diplomados e empossados, normalmente. Se o tribunal mantiver a impugnação e estes obtiveram mais de 50% dos votos válidos, nova eleição será convocada. No caso de terem alcançado menos de 50% dos votos válidos, o segundo colocado assume.

Enquanto essa decisão não sai, a ansiedade vai manter os diretamente interessados com corações e mentes em permanente tensão. Mas o TSE já sinalizou positivamente àqueles que foram alcançados pela lei da Ficha Limpa por causa de contas rejeitadas: deverá liberar aqueles que tiveram contas rejeitadas pelos tribunais de contas (http://t.co/G0wmOyHr).

É o caso de Jardel, em Monte Alegre, no Oeste do Pará. Jardel teve uma prestação de conta rejeitada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e, por isso, alcançado pela lei. Na votação de ontem, o candidato do PT, Sérgio Monteiro, obteve 10.832 votos, mas os nulos chegaram a 13.510, aí incluídos os votos dados a Jardel Vasconcelos.

A questão é: quantos desses votos nulos são de Jardel? Ninguém sabe!

A presidente do TSE anunciou que essa pergunta será respondia em breve, talvez já amanhã.

Nenhum comentário: