terça-feira, 25 de setembro de 2012

MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA SERVIDORES DO IPAMB POR FRAUDE

O Ministério Público do Estado (MPE) ajuizou, nesta terça-feira, denúncia contra cinco suspeitos de envolvimento nas fraudes no Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb). Os réus Renato César Nascimento Spinelli, Mayko Orlando Pereira de Oliveira, Paula Carolina Sotão Vieitas, Diego Saavedra Pinheiro são acusados dos crimes de inserção e exclusão de dados falsos em sistema de informações, de formação de quadrilha ou bando e peculato eletrônico.

Já o ex-presidente do Ipamb, Oséas Batista da Silva Junior, foi denunciado apenas pelos crimes de inserção e exclusão de dados falsos em sistema de informações.

As penas previstas pelo Código Penal Brasileiro são de reclusão ou detenção, com o tempo variando de acordo com cada caso e ainda pagamento de multa.

O MPE apurou que medicamentos e bens de consumo eram comprados nas redes de farmácias Extrafarma e Big Ben utilizando irregularmente a matrícula de vários servidores do Ipamb. O pagamento era à vista, havendo com desconto diferenciado no ato da compra ou então posterior diminuição na folha de pagamento do Instituto em duas parcelas.

O promotor de justiça Arnaldo Azevedo explicou que "o Ipamb pagava as compras, mas não se ressarcia pelo servidores porque os dados eram apagados".

Arnaldo Azevedo diz na denúncia que "o ilícito se dava na medida em que funcionários do Ipamb que operavam o sistema de informática daquele órgão municipal desligavam criminosamente o modem do link de acesso ao sistema, objetivando beneficiar a rede de farmácias Big Ben".

Para ler mais, http://www.diarioonline.com.br/noticia-220454-servidores-do-ipamb-sao-denunciados-por-fraude.html  

Nenhum comentário: