terça-feira, 11 de setembro de 2012

DENÚNCIAS DERRUBAM DIREÇÃO DA CRUZ VERMELHA NO BRASIL

Entidade que atrai milhares de voluntários, a secção brasileira da Cruz Vermlha está maculada por denúncias de desvios de dinheiro

As denúncias de desvio de dinheiro doado para a Cruz Vermelha derrubaram o presidente e o vice-presidente da instituição no Brasil. Walmir de Jesus Moreira Serra, presidente da Cruz Vermelha Brasileira, e Anderson Choucino, o vice, pediram demissão após uma reunião realizada ao longo desta terça-feira.

O pedido foi, na verdade, uma negociação entre os representantes do conselho da entidade, que disseram não admitir mais as “infrações ao estatuto” da entidade, ocorridas na gestão de Serra e Choucino.

Entre as irregularidades estão a falta de prestação de contas e o não pagamento de uma anuidade devida à Cruz Vermelha Internacional – o débito, acumulado desde 1994, já atinge 3,4 milhões de francos suíços (ou 4 milhões de dólares).

Uma chapa única, liderada por Nício Brasil Lacorte, que presidia a filial do Rio Grande do Sul, foi eleita e já assumiu o comando. Começa, então, outro problema: Lacorte foi indiciado por uma CPI da Câmara Municipal de Balneário Camboriú. Ele figura entre os envolvidos no desvio de recursos destinados à gestão de um hospital na cidade. A prefeitura de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, cancelou o contrato que previa repasse de 82 milhões de reais para administração do hospital Ruth Cardoso.


PS: É difícil acreditar, mas os fatos nos vergam diante da evidência de que a corrupção, como um vírus pestilento e mortal, tomou conta de todas as instâncias da sociedade brasileira, depois de imundiçar os governos. Parece inegável que os maus exemplos prosperam Brasil afora! Uma pena!

Mas é preciso resistir, lutar contra essa praga - e ainda bem que o STF dá um magnífico exemplo de intolerância com a corrupção e condena os mensaleiros do PT.

Nenhum comentário: