quarta-feira, 18 de julho de 2012

ROYALTIES: VALE E DNPM CHEGAM A ACORDO SOBRE VALOR A SER PAGO

 O valor acertado para o pagamento pela Vale ficou entre 4 bilhões e 4,5 bilhões de reais, um valor acima do que esperava o mercado

A Vale e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) concluíram as negociações sobre o pagamento de royalties que o órgão cobra da mineradora, disse, nesta quarta-feira, o secretário de Geologia e Mineração do Ministério de Minas e Energia (MME), Cláudio Scliar, logo após a Reuters divulgar a informação por outras fontes.

O secretário não entrou em detalhes sobre o valor acertado, ao falar rapidamente a jornalistas no MME. Mas uma fonte do governo disse, mais cedo, à Reuters que o valor pode chegar a 4,5 bilhões de reais.

"O grupo de trabalho para a definição desta cobrança acabou", disse a fonte do governo que pediu para não ser identificada. "Procuramos fazer o que manda a legislação; não podemos negociar com dinheiro público", acrescentou. O valor acertado para o pagamento pela Vale, segundo essa fonte, ficou entre 4 bilhões e 4,5 bilhões de reais, um valor acima do que esperava o mercado, mas abaixo do valor das cobranças totais do DNPM sobre a Vale, de 4,7 bilhões de dólares, segundo a própria Vale discriminou em relatório financeiro no passado. A fonte disse que não poderia fornecer o valor exato.

As ações da Vale aprofundaram moderadamente a queda após a publicação da reportagem da Reuters.

Nenhum comentário: