quarta-feira, 4 de julho de 2012

PF, SEGUP E FUNAI VÃO INVESTIGAR INCIDENTE EM JACAREACANGA

Reforço policial foi enviado à cidade de Jacareacanga, no extremo sudoeste paraense, onde deverá chegar na tarde desta quarta-feira, para e investigar o incêndio da unidade local da Polícia Militar do Estado, na madrugada da última segunda-feira.

Segundo informações da Polícia Civil, o efetivo aguarda, em Itaituba, a chegada da Polícia Federal e de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Procuradoria Federal, que já possuem experiência na negociação com indígenas. A revolta dos índios munduruku está relacionada ao assassinato de um indígena da mesma etnia, na semana passada, provavelmente vítima de latrocínio.

Um inquérito foi aberto para apurar o incêndio no quartel da Polícia Militar na cidade, ocorrido na madrugada da última segunda-feira. Pelo menos 50 índios da etnia Munduruku teriam participado do ato. De acordo com o diretor de Polícia do interior, da Polícia Civil, Silvio Maués, a situação no município está controlada, porém todo o Sistema de Segurança Pública do Estado está em atenção.

“Há uma resistência muito grande dos indígenas em relação à Polícia, mas estamos acompanhando a situação e, em parceria com a Polícia Federal, a Funai e a Procuradoria Federal, deveremos restabelecer a ordem na cidade”, informa o delegado.

A equipe mobilizada para o local é composta por um delegado, um escrivão, dois investigadores de Itaituba (município vizinho) e 30 policiais militares de Belém. O inquérito instaurado pela Polícia, segundo o delegado, busca identificar os responsáveis pela invasão, pelo incêndio e pelo roubo das armas - duas carabinas e um revólver calibre 38 - que estavam armazenadas no destacamento da Polícia Militar.

Para ler mais, http://www.diarioonline.com.br/noticia-209006-funai-pf-e-segup-vao-agir-em-jacareacanga.html

Nenhum comentário: