sexta-feira, 6 de julho de 2012

NEGOCIAÇÃO: TITULAR DA SEGUP VAI A JACAREACANGA

Exigência atendida: delgado Luiz Fernando Rocha, titular da Segup, vai a Jacareacanga negociar com os munduruku (Foto: contrapontomaraba.blogspot.com)

Lideranças indígenas das etnias Munduruku, Apiaká e Kaiubi, que fazem manifestações na sede do município de Jacareacanga, no sudoeste do Pará, desde a última terça-feira (3), em represália ao assassinato do índio Leo Munduruku, encaminharam, na tarde de ontem, uma pauta de reivindicações para a presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília (DF).

No final da tarde, o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, confirmou que seguirá para Jacareacanga, na manhã desta sexta-feira, para participar das negociações com os indígenas. 

Representantes da Funai no município de Itaituba, na mesma região, não tiveram acesso ao documento enviado pelos indígenas por problemas de comunicação, mas adiantaram os principais pontos da pauta.

“Entre as reivindicações apresentadas estão a instalação de um posto policial com autonomia no município, a fim de conter o tráfico de drogas e a criminalidade na região, e a elucidação do assassinato de Leo Munduruku. Somados a este, já se tem pelo menos 15 casos envolvendo indígenas”, informou Ademir Macedo, da Funai.

Segundo ele, o tráfico e o consumo de drogas na região preocupam as lideranças indígenas, pois as substâncias entorpecentes estão chegando cada vez mais próximo de crianças e adolescentes, em mais 100 aldeias localizadas às margens dos rios Cururu, Tropa e Kabitutu.

Gabinete de crise - Ainda na tarde de ontem, foi instalado, pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), um gabinete de crise no município de Itaituba. À frente do comitê, o subcomandante geral da Polícia Militar, coronel Walcir Queiroz, reuniu representantes do Estado, Município e União, a fim de encontrar uma solução para o impasse com os Munduruku.

Para ler mais, http://www.portalorm.com.br/   


ATUALIZAÇÃO:18h44

Os militares que seguiram de Itaituba, hoje, rumo ao município de Jacareacanga chegaram às 14h no seu destino. Depois de dez horas de viagem pela rodovia Transamazônica, as principais lideranças indígenas, acompanhadas de esposas e crianças, já os esperavam. O encontro aconteceu no trevo que dá início a cidade e como se esperava, foi ameno e o diálogo amigável.

O sub comandante geral da Polícia Militar, coronel Walci Queiroz, foi quem comandou a operação denominada “cabeça de jacaré“, representação que significa em tupi-guaraní o nome da cidade. Juntamente com o sub comandante de Operações Especiais, Luiz Carlos Rayol, apresentou a tropa às lideranças presentes e avaliou o encontro.

“A chegada foi bastante tranqüila e os acordos foram cumpridos. Nossa tropa veio em sinal de paz e de forma pacífica, e foi da mesma maneira que fomos recebidos no trevo”, frisou o coronel.

Os representantes do estado e três dos líderes Muduruku visitaram o lugar onde dialogarão com o Secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes. O chefe Valdenir Munduruku foi uma das lideranças que recepcionou a cúpula de segurança do governo.

Nenhum comentário: