sexta-feira, 13 de julho de 2012

NÃO CULPEM A SEXTA-FEIRA. MAS É PRECISO TER CUIDADO COM O 13

As superstições da data não costumam mais impressionar os jovens, mas ainda há os que preferem não arriscar a sorte

Não passar por baixo de escada, acreditar que gato preto não traz sorte, ter receios em relação ao número 13. São diversas as lendas e crendices que rondam algumas pessoas cada vez que chega uma sexta-feira 13. Enquanto alguns evitam a data, outros gostam mesmo é de comemorar.

Há cerca de nove anos, um grupo de amigos se reúne toda sexta-feira 13 para celebrar a data. A brincadeira, que iniciou na época em que estudavam juntos, atrai novos adeptos a cada ano. “Nos reunimos na sexta-feira 13 e no Halloween, e sempre o grupo vai se renovando”, explica a universitária Camila Conte, 20 anos. A ideia surgiu de um interesse em comum: o gosto pelas superstições muito difundidas em países como os Estados Unidos.

“Como na época não tínhamos idade para sair e ir para festas nesta data, resolvemos reunir para fazer uma festa genuinamente americanizada, como se fosse Halloween. Fazíamos brincadeiras, conversávamos e enfeitávamos o local com balões”, conta Henrique Moraes, 20 anos, um dos integrantes do grupo.

Os filmes de terror também são indispensáveis durante as comemorações, assim como vestir roupas pretas ou roxas. Eles relembram que os encontros eram sempre marcados por sustos ou situações engraçadas. “Uma vez apareceu uma senhora na porta e todo mundo saiu correndo, assustado”, diz Camila. “Qualquer barulho que ouvíamos já achávamos que era um vulto. Ficávamos impressionados com qualquer coisinha”, afirma Henrique.

As superstições da data não costumam mais impressionar os jovens, mas eles também preferem não arriscar a sorte. “Não duvido muito das superstições, não. Na dúvida, é melhor acreditar”, diz Nathália de Almeida, 20 anos. Para hoje, eles já aguardam mais uma reunião do grupo. “Já escolhemos o filme, vamos conversar e também contar histórias de terror”.


PS: Não culpem a sexta-feira, que é um dia de tardes e noites maravilhosas, dia da poesia e do amor, dia da reunião com os amigos, dia para se bebericar umas e outras e... otras cositas más. O 13, sim, é que virou sinônimo de infortúnio ao Erário, imagem da corrupção.

Nenhum comentário: