quinta-feira, 5 de julho de 2012

CPI DO CACHOEIRA CONVOCA CAVENDISH, PAGOT E PREFEITO DO PT

Às vésperas de interromper os trabalhos por conta do recesso parlamentar, a CPI do Cachoeira fez, nesta quinta-feira, um aceno político e conseguiu aprovar, em bloco, a convocação de personagens-chave para as investigações sobre a extensão do esquema do bicheiro Carlinhos Cachoeira.

A comissão de inquérito aprovou em conjunto os 11 requerimentos que pediam a presença do ex-controlador da construtora Delta, Fernando Cavendish, e os oito requerimentos de convocação do ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot.

Amigo do governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral (PMDB), Cavendish é suspeito, entre outros pontos, de utilizar a empreiteira para repasses, por meio de empresas-laranjas, ao esquema do contraventor Carlinhos Cachoeira em troca de benefícios em obras. Embora a tendência seja de que Cavendish permaneça em silêncio em um futuro depoimento, ele ameaça, conforme revelou VEJA, levar à tona detalhes de uma prática recorrente de empreiteiras: para dificultar o rastreamento de propina, as companhias repassam recursos a laranjas que, por sua vez, os destinam à autoridade corrompida.

Nenhum comentário: