sexta-feira, 13 de julho de 2012

BRASIL TEM MAIS DE DUAS FRANÇAS EM ÁREAS DEGRADADAS

Segundo o MMA, existem áreas degradadas em todos os biomas e regiões do país

Se o Brasil recuperasse suas áreas degradadas – terras abandonadas, em processo de erosão ou mal utilizadas –, não seria preciso derrubar mais nenhum hectare de floresta para a agropecuária.

A avaliação foi de técnicos e pesquisadores que se reuniram, na última quarta-feira, durante o 9º Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas (9º Sinrad), que acontece até hoje, no Rio de Janeiro.

A estimativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) é de que 140 milhões de hectares do terrirório nacional esteja nessa situação. O diretor do Departamento de Florestas do MMA, Fernando Tatagiba, estimou em até 140 milhões de hectares o total de terras nessa situação no país, área superior a duas vezes o tamanho da França.

O ministério está finalizando seu novo plano plurianual, que dará grande importância à recuperação da terra, como forma de evitar o empobrecimento das populações e prevenir a derrubada de mais áreas de florestas.

"Neste plano está estabelecida uma meta de elaborar, até 2015, um plano nacional de recuperação de áreas degradadas, que necessariamente deve ser feito com políticas integradas com outros setores da sociedade. Não existe um número preciso [de terras degradadas], mas gira em torno de 140 milhões de hectares. É um grande desafio que temos pela frente, de superar esse passivo, pois essas áreas geram prejuízos enormes para o país e trazem pobreza para o produtor rural", disse Tatagiba.

Segundo o diretor, existem áreas degradadas em todos os biomas e regiões do país.

Para ler mais, http://correiodobrasil.com.br/areas-degradadas-do-brasil-equivalem-a-duas-francas-diz-ministerio-do-meio-ambiente/485166/

Nenhum comentário: