segunda-feira, 9 de julho de 2012

BELO MONTE: CONSÓRCIO FAZ PROPOSTA A ÍNDÍGENAS PARA ENCERRAR CONFLITO

A Norte Energia, empresa responsável pela hidrelétrica de Belo Monte (PA), propôs aos índios que ocupam há 18 dias um dos canteiros de obras da usina a criação de dois comitês: um para acompanhar a vazão do rio Xingu e outro para monitorar o cumprimento das condicionantes da obra.

De acordo com a Norte Energia, os índios teriam assento nesses comitês, ainda sem definição de número de integrantes. Representantes da empresa passaram esta segunda-feira reunidos com lideranças indígenas. A reunião foi marcada para tentar resolver o impasse criado com a invasão dos índios, que apresentaram uma longa pauta de reivindicações e acabaram forçando a empresa a paralisar as obras no sítio Pimental, um dos cinco canteiros de obras da usina. O grupo é formado por cerca de cem índios das etnias arara, juruna e xicrin, no local desde o último dia 21 de junho.

As discussões continuarão nesta terça-feira, quando os índios devem dar uma resposta às propostas da Norte Energia, sinalizando se sairão ou não do canteiro.

Nenhum comentário: