quinta-feira, 7 de junho de 2012

STF: O JULGAMENTO DO MENSALÃO DO PT COMEÇA EM AGOSTO

Assim, a decisão de condenar ou absolver os 38 réus deverá sair, na melhor das hipóteses, em meados de setembro (Foto: Divulgação do STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) bateu o martelo, ontem, e decidiu que o julgamento do mensalão começará no dia 1º de agosto deste ano. A expectativa é que o caso deverá se estender pelo mês de setembro.

Com isso, ministros descartaram definitivamente a possibilidade de realizar sessões extraordinárias em julho para analisar o caso. A decisão de condenar ou absolver os 38 réus, por sua vez, deverá sair, na melhor das hipóteses, em meados de setembro, semanas antes do primeiro turno das eleições municipais deste ano.

Durante reunião administrativa realizada no gabinete do presidente do Supremo, Carlos Ayres Britto, os ministros decidiram, por unanimidade, estabelecer o calendário começando em agosto, mas afirmaram que isso somente acontecerá se o revisor da ação penal do mensalão (AP 470), Ricardo Lewandowski, liberar seu voto até o final de junho.

O gabinete de Lewandowski comunicou oficialmente que sua revisão será, sim, liberada ainda neste mês, mas não definiu a data exata para que isso aconteça.


PS: Essa é uma vitória importante para a Justiça, para os cidadãos brasileiros, para a Democracia. Muitos sequer acreditavam que esse julgamento aconteceria - eu, mesmo, cheguei a duvidar, confesso. Com a decisão do STF, ontem, não há mais essa dúvida. Se os mensaleiros do PT serão condenados, isso já será outra questão.

Como cidadão comum - não conheço os meandros da legislação criminal -, meu desejo é que todos sejam condenados. Como jornalista, li um bocado sobre o esquema montado pelo PT para desviar dinheiro do erário e, mais recentemente, sobre o processo, e desconfio que o cidadão corre grande risco de decepção.

Pelo já divulgado sobre o processo, há, sim, provas - umas mais contundentes, outras menos - sobre os crimes que pesam sobre os acusados. Mas, inegavelmente, este será um julgamento com forte influência política, seja dos políticos, partidos e do governo petista, seja da sociedade e suas representações.

Será um dos maiores julgamentos da história da Justiça no Brasil. Pela decisão do STF, o resultado sairá em meados de setembro, às vésperas do 1º turno das eleições deste ano - coisa que o PT e Lula mais temiam, pelo alto risco desta influenciar o resultado eleitoral.

O nível da adrenalina tende a aumentar de agora em diante. Acompanhemos, pois!

Nenhum comentário: