quinta-feira, 21 de junho de 2012

RIO+20: ONG'S REPUDIAM DOCUMENTO FINAL DA CONFERÊNCIA

Organizações não-governamentais (ONGs) que participam da Rio+20 divulgam, na tarde desta quinta-feira, uma carta de repúdio aos resultados diplomáticos da conferência. O documento acordado entre os países para ser aprovado na plenária final da conferência na sexta-feira, intitulado "O Futuro que Queremos", é classificado como "fraco e muito aquém do espírito e dos avanços conquistados nestes últimos 20 anos, desde a Rio-92".

Na quarta-feira, lideranças da sociedade civil pediram que a expressão "com plena participação da sociedade civil" seja removida do parágrafo introdutório do documento, que foi duramente criticado também por delegações europeias e pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon - que depois voltou atrás.

"O Futuro que Queremos não passa pelo documento que carrega este nome, resultante do processo de negociação da Rio+20. O futuro que queremos tem compromisso e ação, e não só promessas. Tem a urgência necessária para reverter as crises social, ambiental e econômica e não postergação. Tem cooperação e sintonia com a sociedade e seus anseios, e não apenas as cômodas posições de governos", diz o documento divulgado pelas ONG's.

Nenhum comentário: