quarta-feira, 13 de junho de 2012

RIO+20: BRASIL JÁ TEM 2,9 MILHÕES DE EMPREGOS VERDES

O número corresponde a 6,6% da força total de trabalho do país no mesmo ano. E essa proporção pode aumentar

A transformação da economia atual — considerada poluidora, ineficiente, desigual e insustentável — para uma economia verde — que dê prioridade ao uso de recursos renováveis e leve em conta o futuro do planeta — pode gerar até 60 milhões de empregos ao redor do mundo nas próximas duas décadas, afirma um relatório da Organização Mundial do Trabalho, publicado nesta quinta-feira.

No documento, o Brasil, juntamente com os Estados Unidos, é citado como exemplo de liderança nessa transição, por já ter criado 2,9 milhões de empregos com a nova economia em 2010. O número, de acordo com o relatório, corresponde a 6,6% da força total de trabalho do país no mesmo ano. Essa proporção pode aumentar, caso iniciativas em setores chave sejam tomadas em direção a uma economia verde.

"O atual modelo de desenvolvimento tem se mostrado ineficiente e insustentável, não só para o ambiente, mas também para as economias e sociedades", disse o diretor geral da OIT, Juan Somavia, durante o lançamento do relatório, ocorrido em Genebra, na Suíça.

Com o nome de "Rumo ao Desenvolvimento Sustentável: oportunidades de trabalho decente e inclusão social em uma economia verde", o estudo afirma que a adoção de políticas corretas para uma economia sustentável é fundamental para que as oportunidades de emprego sejam aproveitadas.

Nenhum comentário: