quarta-feira, 20 de junho de 2012

ELEIÇÕES 2012: TSE DIVULGA LISTA DE INELEGÍVEIS


A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, recebeu, ontem, do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, a relação de políticos que tiveram suas contas rejeitadas por irregularidades pelo TCU.

A rejeição das contas pode tornar inelegíveis esses políticos com base na Lei da Ficha Limpa, segundo afirmou a ministra Carmen Lúcia. Caberá à Justiça Eleitoral decidir sobre a inelegibilidade em cada um dos casos.

Segundo a Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990), são inelegíveis os que tiverem as contas rejeitadas por irregularidade insanável e que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente. Essas pessoas não podem se candidatar a cargo eletivo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão. O interessado pode concorrer apenas se essa decisão tiver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.

A lista ainda não é definitiva e será atualizada periodicamente até as Eleições de 2012.

A presidente Carmen Lúcia afirmou que a Lei da Ficha Limpa “é uma das grandes aquisições cívicas” da sociedade brasileira. “Nós pretendemos nessa eleição dar plena efetividade jurídica e social a essa lei, para que a gente tenha o aperfeiçoamento das instituições democráticas”, disse a ministra, em entrevista coletiva, ontem. 

Veja a relação no link  http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2012/contas-irregulares-tcu

Nenhum comentário: