segunda-feira, 18 de junho de 2012

DEPUTADA VOLTA A PEDIR AGÊNCIAS DO INSS PARA A CALHA NORTE

Os pedidos de Josefina foram encaminhados ao ministro Garibaldi Alves Filho, e ao presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild

O pedido inicial já tem quase quatro anos: a construção de agências do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em cidades localizadas na Calha Norte do rio Amazonas, no Oeste do Pará, especialmente em Almeirim, Prainha, Óbidos e Monte Alegre. Dessas cidades, apenas a unidade de Monte Alegre começou a ser construída. Diante da demora nas demais, a Josefina Carmo voltou a pedir ao Ministério da Previdência Social e à presidência do INSS o início das obras.

Ao justificar seu pedido, a deputada do PMDB lamentou que, no Brasil, a distância entre o anúncio de uma obra e a sua efetivação nem sempre é proporcional à importância dela às necessidades da população a ser beneficiada.

"Entre o anúncio de uma obra e sua entrega, os percalços políticos, administrativos e financeiros dos governos prolongam seu tempo de espera, aumentam ainda mais sua necessidade e, quando finalmente efetivadas, representam um alívio às expectativas dos seus beneficiários potenciais". Segundo Josefina, é o que está acontecendo com a construção de novas agências INSS em 715 cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes, anunciadas, no dia 10 de outubro de 2008.

O anúncio foi feito pelo então ministro da Previdência Social, José Pimentel, e definidas como uma das prioridades do Governo Lula para o ano seguinte, 2009. As obras anunciadas pelo governo federal representariam, em 2009, um investimento de R$ 393 milhões. O Estado do Pará estaria entre os beneficiários, com cerca de 10% do total do investimento: receberia exatos R$ 39,8 milhões, que seriam utilizados para a ampliação de mais de 60% dos postos existentes e a construção de novas unidades.

Os pedidos de Josefina foram encaminhados ao ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, ao presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, e ao gerente executivo do INSS no Pará, Sílvio Roberto Vizeu Lima.

Nenhum comentário: