segunda-feira, 4 de junho de 2012

AJUDANDO A SALVAR O PLANETA COM PEQUENAS ATITUDES

As grandes mudanças poderão vir do conjunto de pequenas ações de cada um de nós, cidadãos conscientes da necessidade de preservar o planeta e sua biodiversidade

Que ninguém espere que as grandes mudanças desejadas e necessárias na luta pela preservação do meio ambiente venham de decisões dos grandes encontros internacionais da ONU ou de rega-bofes ecológicos entre Obama, Putin, Hollande, Merkel e Dilma.

Não! As grandes mudanças poderão vir do conjunto de pequenas ações de cada um de nós, cidadãos conscientes da necessidade de preservar o planeta e sua biodiversidade - os humanos, inclusive.

Para amanhã, Dia do Meio Ambiente, que tal cada um de nós assumir, hoje, compromisso com uma, duas ou cinco atitudes positivas em prol da nossa sobrevivência? Não jogar no leito da rua o chiclete recém mascado, por exemplo, ou o papelinho daquele chiclete ou bombom? Ou não usar sacolas plásticas convencionais? Ou não colocar o lixo doméstico em local inapropriado ou fora do horário de coleta pelo papa-lixo? Que tal colocar um saquinho para recolher o lixo que você produz dentro do seu carro? E aí...

E aí, no final do dia, se avaliarmos que tudo isso foi positivo, poderemos assumir essas como práticas cotidianas. E pronto: nossas ações terão sido eficientes em prol do meio ambiente, e teremos incorporado essas atitudes como ações positivas em prol do planeta!

E que venha a Rio+20!

Nenhum comentário: