segunda-feira, 28 de maio de 2012

PT EM ALERTA DEPOIS DA CHANTAGEM DE LULA A MINISTRO DO STF


No blog do jornalista Gerson Camarotti, no portal da Globo, hoje, com o título "PT em alerta com repercussão negativa da conversa entre Lula e Gilmar no julgamento do Mensalão".

Mesmo com toda a polêmica sobre as versões da informação, setores do PT já estão em alerta com a repercussão da notícia de que o ex-presidente Lula teria pressionado o ministro do Supremo Tribunal Federa, Gilmar Mendes , para adiar o julgamento do mensalão. O temor é que a consequência disso seja uma blindagem ainda maior do próprio STF em relação ao caso.

Ao mesmo tempo, petistas também estão preocupados com os rumos da CPI do Cachoeira. Apesar das negativas oficiais, já acendeu o sinal amarelo com o desgaste político desde a instalação da comissão. Além disso, a avaliação interna é de que a CPI deve contaminar o julgamento do mensalão no Supremo.

O temor de politizar o tema fez com que o partido recuasse da estratégia original de levar o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ao banco da CPI para explicar a demora em abrir investigação contra o senador Demóstenes Torres.

Também houve forte desgaste com a divulgação das mensagens do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) prometendo blindagem ao governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ).

Numa ação preventiva, a própria presidente Dilma Rousseff mandou um recado para todos os ministros: o de que ninguém do seu governo tem autorização para participar de acordos em relação à CPI.

Por tudo isso, cresce entre os petistas a constatação de que a CPI foi um erro. E que agora é preciso encontrar uma saída honrosa para a comissão.

Nenhum comentário: