sexta-feira, 23 de março de 2012

TAPAJÓS: ÁGUAS SOBEM E PREOCUPAM AUTORIDADES E RIBEIRINHOS

Água do Tapajós sobe e preocupa moradores das áreas de várzea e das cidades

O nível das águas do rio Tapajós, no Oeste do Pará, está em 7,30 metros, 12 centímetros acima da medição feita no mesmo período em 2009, ano da maior cheia registrada nos últimos 50 anos na região.

O levantamento foi feito pelo 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) na régua da Agência Nacional de Águas, instalada na Companhia Docas do Pará (CDP).

O tenente BM Contes diz que o alto nível das águas não significa o risco de uma cheia vultosa. Segundo ele, em 2009, os 12 centímetros a menos que 2012 teve como resultado a inundação da avenida Tapajós, em frente da Capitania dos Portos, em Santarém, enquanto que este ano não ocorreu a mesma situação.

“Isso depende muito das cabeceiras dos rios. A gente deixa a população em alerta, verificando a situação da cheia. Sabemos que o nível do rio pode aumentar ou que baixar, o que depende muito da influência do tempo”.

O Corpo de Bombeiros orienta os ribeirinhos e a população de Santarém que, em caso de alguma necessidade, é preciso entrar em contato diretamente com a Defesa Civil ou o 4º GBM, os quais estarão de prontidão para atendimentos emergenciais.

Nenhum comentário: