domingo, 25 de março de 2012

RIO+20: GOVERNADORES DA AMAZÔNIA ELABORAM AGENDA MÍNIMA

A Amazônia terá uma agenda própria na Conferência Rio + 20, que se realizará este ano no Rio de Janeiro. O governador do Pará, Simão Jatene, recebe amanhã em Belém oito governadores dos Estados da Amazônia Legal (Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso) para debater o desenvolvimento sustentável na região. O objetivo é avançar na consolidação de uma proposta de política de desenvolvimento integrada, a ser apresentada pelo bloco dos governos da Amazônia Legal durante a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a ser realizada entre os dias 13 e 22 de junho. O encontro dos governadores começará às 9h30, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Participam do fórum, convidados por Simão Jatene, os governadores Tião Viana (Acre); Omar Aziz (Amazonas); José Anchieta Júnior (Roraima); Camilo Capiberibe (Amapá); Siqueira Campos (Tocantins), e Silval Barbosa (Mato Grosso). Os Estados de Rondônia e Maranhão serão representados pelos seus vice-governadores, Airton Pedro Gurgacz, e Washington Luís.

Esta será a segunda reunião preparatória para a criação da “Agenda amazônica”. A primeira - também realizada por iniciativa de Jatene -aconteceu em maio do ano passado. A terceira e última reunião, que selará a proposta a ser apresentada conjuntamente pelos governadores da Amazônia Legal, está marcada para maio, no Estado do Acre.

Nenhum comentário: