sexta-feira, 23 de março de 2012

POPULAÇÃO DE BELÉM CONSUME ÁGUA DE PÉSSIMA QUALIDADE

Algo une moradores de periferia e moradores de condomínios horizontais e verticais na Região Metropolitana de Belém (RMB): a má qualidade da água. 

Existem atualmente, na RMB, cerca de 1.300 condomínios verticais e horizontais. Pelo menos 800 deles têm um sistema próprio de abastecimento de água, ou seja, possuem os próprios poços. São cerca de 900 mil pessoas que consomem água dessa forma. Se todos migrassem para o sistema da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), haveria um colapso na rede de distribuição de água.

“A rede não aguentaria a pressão”, diz o geólogo Francisco de Assis Matos de Abreu, 62 anos. Abreu sabe o que diz. Foi consultor do Banco Mundial em um trabalho que radiografou os sistemas de abastecimento em Manaus, Belém, Natal, Maceió e Fortaleza. “O banco queria ter um quadro geral do abastecimento de água, com os gargalos e possíveis soluções em termos de investimento”, diz.

Segundo o geólogo, também professor da Universidade Federal do Pará, a capacidade de abastecimento do Utinga, por exemplo, está com os anos contados. “Quinze anos, no máximo”, alerta.

Nenhum comentário: