quinta-feira, 29 de março de 2012

JOSEFINA QUER ALEPA ACOMPANHANDO ENCHENTE NO OESTE

"A Alepa não pode ficar alheia à tragédia vivida pelo nosso povo nos invernos amazônicos", afirmou a deputada

A deputada Josefina Carmo (PMDB) propôs, ontem, à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) a criação de uma comissão de deputados para acompanhar a enchente dos rios da região Oeste do Pará. A comissão teria o papel de acompanhar, in loco, a evolução dos problemas decorrentes das enchentes dos rios, as ações preventivas e emergenciais dos governos estadual e municipais, "sugerir medidas aos governos e apontar, a médio e longo prazos, soluções que ponham fim, ou ao menos minimizem, o drama vivido pelas populações ribeirinhas, anualmente, com os inversos amazônicos".

"São preocupantes as previsões já anunciadas oficialmente sobre a subida dos rios localizados na região Oeste do Pará. Tenho ouvido relatos de líderes comunitários e líderes políticos de vários municípios daquela região, acostumados a lidar ano após ano com os problemas causados com a enchente dos rios, que a subida dos rios, neste inverno, alcançará nível alarmante", afirmou Josefina, justificando sua proposta.

Para subsidiar suas preocupações, a deputada citou o trabalho de monitoramento do Corpo de Bombeiros Militar na cidade de Santarém. "Segundo informações recém divulgadas pelo 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), baseado na cidade de Santarém, o nível das águas do rio Tapajós estava, no dia 22 passado, em 7,30 metros, 12 centímetros acima da medição feita no mesmo período em 2009, ano da maior cheia registrada nos últimos 50 anos na região".

"Esta Casa não pode ficar alheia à tragédia vivida pelo nosso povo nos invernos amazônicos", concluiu Josefina. O requerimento de Josefina deverá ser discutido e votado na próxima segunda-feira. 

Para ler mais, www.josefinacarmo.blogspot.com

Nenhum comentário: