terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

PARÁ INTEGRA COMITÊ GESTOR DE PROGRAMA AMBIENTAL DA ONU

Nada menos que 13 instituições, tendo à frente a Secretaria de Agricultura do Estado (Sagri) e a superintendência local do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), vão participar no Pará do comitê gestor do Programa ABC. O programa, que tem por objetivo fomentar a agropecuária de baixa emissão de carbono e o incentivo à economia verde, será debatido durante a Rio+20, conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, evento internacional que acontece em junho deste ano no Rio de Janeiro.

Também integram o comitê, conforme declarou, ontem, o titular da Sagri, Hildegardo Nunes, a Federação da Agricultura e Pecuária (Faepa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Sebrae, Adepará, Iterpa, Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Emater, Embrapa e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri). “Nós já estamos empenhados na implantação do comitê estadual do programa, conforme recomendação do Ministério da Agricultura”, afirma Nunes.

O secretário esclareceu que o programa ABC, ainda pouco conhecido pelos próprios produtores rurais, tem como uma de suas principais metas a recuperação das áreas de pastagem degradadas, ao mesmo tempo em que se propõe a criar condições para o aumento da produtividade no campo. 

Além disso, destacou Hildegardo Nunes , o programa incentiva a formação de culturas sustentáveis, empregando as metodologias bem-sucedidas dos sistemas agroflorestais e dos plantios de florestas, entre outras tecnologias desenvolvidas com êxito por pesquisadores da Embrapa.

Nenhum comentário: