terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PARÁ TEM 63% DE EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO


O estudo "Presença do Estado no Brasil: Federação, suas Unidades e Municipalidades", divulgado, hoje, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que os Estados da Região Norte têm os piores índices de estudantes que abandonaram a escola no ensino médio do País. 

Em todos eles, mais de 60% dos jovens de 15 a 17 anos deixam a escola antes de completar esse nível de ensino. A pior situação se encontra em Rondônia, onde a taxa de evasão é de 68,4%. Por outro lado, o Distrito Federal apresenta a menor taxa, de 31,2%.

Os sete Estados do Norte ocupam as sete piores colocações no ranking de frequência escolar no ensino médio. Além de Rondônia, figuram na parte de baixo da tabela o Acre (66,7% de evasão), Amazonas (65,6%), Roraima (63,9%), Pará (63,5%), Amapá (62,3%) e Tocantins (61,8%). Maranhão (60,4%) e Piauí (60,1%) completam a lista das unidades da federação cuja evasão escolar no ensino médio é superior a 60%.

De acordo com o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, a renda baixa é um dos elementos que contribui para a evasão escolar, mas ele diz que o problema econômico é insuficiente para explicar os níveis de abandono da escola no ensino médio.


PS: E o Pará segue a triste sina de gerar notícias ruins e desalento quanto ao futuro da atual geração de estudantes. Mas ainda há quem garanta, de pés juntos, que a péssima qualidade da nossa educação e as greves anuais de professores nada têm a ver com isso.

Nenhum comentário: