terça-feira, 6 de dezembro de 2011

SEMA DIVULGA PERÍODOS DO DEFESO DE PEIXE, CARANGUEJO E CAMARÃO

A pesca e comercialização de várias espécies, como o do aracu, no rio Tapajós, estarão proibidas durante três meses

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) divulgou, nesta terça-feira, os períodos de defeso do caranguejo-uçá, camarão rosa e pescados, entre os quais o mapará, o tambaqui, a pirapitinga e o pirarucu. 

A pesca do caranguejo está proibida de 10 a 15 e de 24 a 29 de janeiro; de 8 a 13 e de 22 a 27 de fevereiro; e de 9 a 14 e de 23 a 28 de março.

Equipes da Sema e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) percorrerão feiras e outros pontos comerciais em dias específicos de janeiro, fevereiro e março do ano que vem para verificar o cumprimento da legislação que proíbe o transporte, comércio e consumo desses animais.

Outros órgãos de meio ambiente do Estado e da União também estarão envolvidos na fiscalização. A Sema alerta que é importante ter a parceria dos catadores e comerciantes na preservação e perpetuação das espécies, ao não capturá-los durante o suatá, época da desova e reprodução da espécie. “Se forem catados nesse período, os crustáceos não poderão se reproduzir, e sem reprodução, deixarão de existir”, explica a zootecnista da Sema Moema de Jesus.

Para ler mais, http://www.diarioonline.com.br/noticia-178214-sema-divulga-periodo-de-defeso-do-pescado.html 

Nenhum comentário: