terça-feira, 6 de dezembro de 2011

CONSTRUÇÃO DE UHE NO JARI DEVERÁ SER HABILITADA AINDA NESTE ANO

A força das águas do rio Jari, na divisa do Pará com o Amapá, vai fazer girar as turbinas de mais uma UHE 

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) deverá habilitar a construção da Hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Jari, até o próximo dia 9 de dezembro. A informação foi dada pela direção da estatal, hoje, ao anunciar que 231 projetos de geração de energia participarão do Leilão de Energia Nova A-5/2011, composto apenas por fontes renováveis, que vai atender empresas distribuidoras para 2016. O leilão, que está marcado para o dia 20 de dezembro, vai oferecer um total de 6.286 megawatts (MW) de potência instalada.

O presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, informou que não houve habilitação de termelétricas a gás natural. No entanto, ele avaliou que já existe uma boa quantidade de empreendimentos térmicos contratados anteriormente.

“O volume de oferta de geração habilitado pela EPE garante que a demanda das distribuidoras de eletricidade será plenamente atendida com as fontes renováveis de energia incluídas neste leilão”, declarou o presidente.

O maior número de usinas habilitadas para a licitação está no setor de energia eólica: 205 parques de geração por meio dos ventos, com capacidade total de 5.149 MW. Também foram habilitadas usinas hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas (com potência instalada de até 30 MW) e termelétricas movidas a bagaço de cana-de-açúcar.

Outras usinas hidrelétricas poderão ser habilitadas pela EPE até o dia 9 de dezembro. As hidrelétricas serão instaladas em Cachoeira (63 MW), Castelhano (64 MW), Estreito Parnaíba (56 MW), no Maranhão e Piauí, em São Roque (135 MW), Santa Catarina, e a ampliação da Hidrelétrica Santo Antônio do Jarí, no Pará, (70 MW).

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou o início das obras da UHE Santo Antônio do Jari, no rio Jari, divisa entre o Pará e o Amapá. A licença de instalação da obra foi assinada, no dia 3 de junho passado, pelo presidente do Ibama, Curt Trennepohl. A licença impôs uma lista de treze condicionantes.

A usina terá potência instalada de 373,4 megawatts (MW), bem menor que a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, e poderá gerar 11,2 mil MW. A energia produzida em Santo Antônio do Jari deverá beneficiar principalmente indústrias de celulose instaladas na região. A Jari Energética, empresa do grupo Orsa, proprietária do projeto Jari Celulose, é uma das acionistas do consórcio responsável pela obra.

Fonte:  http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-12-06/epe-habilita-231-projetos-para-leilao-de-energia

Nenhum comentário: