terça-feira, 8 de novembro de 2011

PESQUISA: MINERAÇÃO ESTIMULA DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL

Grandes projetos de mineração implantados no Estado do Pará, nos últimos anos, deram contribuição decisiva para tirar os municípios próximos do subdesenvolvimento. É o que comprova uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), que elaborou um Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) envolvendo todos os municípios brasileiros. No Pará, os municípios que tiveram projetos de mineração instalados, na última década, viveram um acelerado processo de desenvolvimento.

Um desses municípios é o de Juruti, no extremo oeste paraense. De acordo com a pesquisa da Firjan, que considera aspectos como geração de emprego e renda e qualidade de serviços públicos, como saúde e educação. No ano de 2000, o IDM de Juruti era de apenas 0,3799, num índice que vai até 1,0. A pontuação colocava Juruti no grau de baixo desenvolvimento, ou subdesenvolvido. Em 2009, a mineradora Alcoa inaugurou uma planta de extração de bauxita, cuja instalação elevou o índice de desenvolvimento do município para 0,6199, considerado moderado, acima de regular.

Outro município paraense que deixou o grau de subdesenvolvido foi o de Parauapebas, no Sul do Estado, que possui projetos de mineração da empresa Vale. Em 2000, o município tinha um grau de desenvolvimento regular, com pontuação de 0,4957. A evolução, principalmente depois de 2005, foi espetacular, chegando em 2008 a 0,8031, alcançando o status de alto desenvolvimento. Em 2009 a pontuação foi de 0,7586, mantendo Parauapebas entre os municípios mais desenvolvidos do Pará, na segunda colocação, perdendo apenas para a capital paraense.

O grande diferencial que contribuiu para o desenvolvimento dos municípios mineradores é a geração de emprego e renda. Em Parauapebas, por exemplo, no ano de 2008 o índice obtido pela Firjan para este fator foi de apenas 0,54. Em 2008, este índice chegou ao nível máximo da pesquisa, ou seja, 1,0. O grande gerador de emprego direto é a extração de minério, que também contribui para a geração de empregos indiretos.

Nenhum comentário: