quarta-feira, 23 de novembro de 2011

NOVO CÓDIGO FLORESTAL: SENADO APROVA TEXTO BASE DO PROJETO

A Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou, nesta quarta-feira, a reforma do Código Florestal. A votação só foi possível após um acordo entre o relator Jorge Viana (PT-AC) e o governo para acolher demandas da bancada ruralista. Amanhã, a comissão vai analisar os destaques apresentados pelos senadores que propõem mudanças no texto do petista.

O texto trata da conservação de florestas e o uso da terra. Ele define as porções de florestas a serem preservadas em propriedades rurais, seja para manter a biodiversidade (reserva legal), seja para conservar água e solos frágeis, como encostas.

Senadores alinhados com o agronegócio ameaçavam barrar a votação caso não fossem atendidos em pelo menos três pontos que foram incluídos na emenda do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), que relatou o código em outras três comissões.

O acordo prevê o fim de restrições para áreas produtivas em encostas com 25° e 45º de inclinação, que traria problemas à produção de leite.

Para ler mais, http://www1.folha.uol.com.br/poder/1010858-comissao-do-senado-aprova-texto-base-do-codigo-florestal.shtml  

Nenhum comentário: