terça-feira, 11 de outubro de 2011

A RESPONSABILIDADE FISCAL VAI PRO BREJO?

O governo pretende alterar parte da regulamentação da Lei de Responsabilidade Fiscal com o objetivo de facilitar o crédito para Estados e, principalmente, municípios.

A principal inovação é permitir que governos estaduais e prefeituras com dívidas em atraso com instituições financeiras possam renegociar prazos e juros da operação.

Pela legislação atual, os inadimplentes ficam impedidos de tomar novos empréstimos e financiamentos. Como a renegociação é considerada um novo crédito, ela também é proibida.

No final da semana passada, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), apresentou uma proposta com as mudanças à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa.

Muitos partidos ainda não analisaram o texto, e a votação deve ocorrer apenas a partir da próxima semana.

Segundo a assessoria de Jucá, o texto foi elaborado em acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, a partir de entendimento entre a União e os governos regionais.

Por esse relato, o alvo principal da medida são prefeituras de pequeno e médio porte, que têm obstáculos para financiar seus investimentos.


PS: Esse filme já se viu antes, e o reprise vem justamente às vésperas de mais um ano eleitoral. Mas, como já se tornou rtina no Palácio da Alvorada e no Congresso Nacional, "nada a ver!".

A Lei de Responsabilidade Fiscal é um dos principais instrumentos legais existentes para conter, ou ao menos intimidar, a farra que prefeitos e governadores faziam com o recursos do Erário. Se afrouxar e/ou facilitar a ação irresponsável desses honoráveis homens públicos, especialmente em ano eleitoral, a vaca vai pro brejo!

Alguém duvida?

Nenhum comentário: