segunda-feira, 24 de outubro de 2011

NORTE ENERGIA TERÁ NOVA COMPOSIÇÃO ACIONÁRIA

Os acionistas da Norte Energia, concessionária do projeto da hidrelétrica de Belo Monte (PA), definirão, nesta terça-feira, a saída das empreiteiras da sociedade e a entrada da Cemig e da Light na companhia, informaram à Reuters duas fontes que acompanham de perto as negociações.

Em Assembleia Geral Extraordinária, os sócios deverão aprovar a ampliação, em 2,5%, da participação da Funcef, fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal, no empreendimento e a entrada da Cemig e Light.

"As duas empresas formarão uma espécie de SP (Sociedade de Propósito Específico) para ficar com cerca de 9,7% do projeto", disse uma das fontes.

Estão sendo vendidas as participações de oito empreiteiras que, juntas, possuem cerca de 12,2% do projeto. São elas: Queiroz Galvão e OAS, além de J. Malucelli Construtora, Galvão, Cetenco, Contern, Serveng e Mendes Júnior.

Com isso, a Norte Energia deixará de ter empreiteiras em sua formação societária. O grupo Eletrobras lidera o empreendimento, com 49,98% de participação divididos entre Chesf, Eletronorte e a holding Eletrobrás.

Audiência na OEA - Enquanto isso, o governo federal anunciou, hoje, que não vai mandar representante à audiência convocada pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA), na próxima quarta-feira, sobre o não-cumprimento de medidas cautelares de proteção das populações indígenas do Xingu, na região de Altamira, onde está sendo construída a hidrelétrica. 

Hoje, representantes de movimentos sociais e indígenas contrários à construção da hidrelétrica lançaram uma declaração de repúdio à decisão do governo de não comparecer à audiência.

Para ler mais, http://www1.folha.uol.com.br/mercado/995911-norte-energia-aprova-parceiros-de-belo-monte-nesta-terca-feira.shtml 

Nenhum comentário: