terça-feira, 11 de outubro de 2011

EM QUATRO ANOS, QUASE 50 MILHÕES DEMITIDOS SEM JUSTA CAUSA

O Ministério do Trabalho informou, nesta terça-feira, que 41,92 milhões de trabalhadores foram demitidos sem justa causa, entre janeiro de 2007 e agosto de 2011. O número representa cerca de 57% de um total de 72,80 milhões de desligamentos ocorridos no período.

Apenas neste ano, foram 6,86 milhões de demissões sem justa causa. Segundo dados da pasta, no mesmo período, pessoas que foram dispensadas por justa causa somaram 975.281.

Para o ministro Carlos Lupi (Trabalho), os números mostram uma realidade do mercado de trabalho que pode estar ligada à falta de qualificação profissional.

"O nível de demissão sem justa causa está muito alto e precisa ser acompanhado de perto. Acho que pode estar ligada à falta de qualificação profissional, que vem se confirmado como um grande gargalo no desenvolvimento pleno do Brasil", disse.


PS: Resta saber como a nova lei do aviso prévio, sancionada hoje pela presidente Dilma Roussef, pode alterar esse quadro de alta rotatividade no mercado de trabalho - para o bem ou para o mal.

Nenhum comentário: